segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Agronegócio




Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra, associado com a criação de animais. Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura dentro do ponto de vista econômico.

Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).

Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústrias e comércios que fornecem insumos para a produção rural como, por exemplo, os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.

E na terceira parte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.

http://www.portaldoagronegocio.com.br/

ATIVIDADE :

1)Entre no link acima e selecione “uma matéria” sobre Agronegócio, copie o texto, cole no editor e salve no computador.

2) Faça uma síntese de sua pesquisa e monte um slide

3) Escolha “um vídeo” aqui no blog sobre o tema e socialize seu entendimento com seus colegas. Poste também em comentários.

10 comentários:

  1. Agronegócio:eu entendi que é um controle da agricultura e da pecuária.
    Floricultura.
    Barbacena vende mais flores.
    Os pequenos produtores de flores de barbacena aumentaram ,a venda de rosas e gérberas em 37,3% segundo a pesquisa de avaliação de atividades do SEBRAE-MG para formação de emprego e renda do setor de floricultura na região.
    Mais 70% dos floricultores de Barbacena participa das atividades do SEBRAE para o setor .O projeto de floricultura da cidade é apoiado pela prefeitura de Barbacena , governo do estado de minas gerais .
    Será doado um maquinário pelo governo do estado com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade da flor em 2009.
    ALUNAS: SUZETTE e VANDA 2 E VESPERTINO

    ResponderExcluir
  2. Agronegócio para nós é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra, associado com a criação de animais.
    vimos na matéria Produtores iniciam prantio de soja no Rs no site www.portaldoagronegocio.com.br, que de modo geral as lavouras de milho vem se beneficiando das condições climáticas dos ultimos dias.A boa umidade no solo e a presença de sol fazem com que as plantas se desenvolvam de forma satisfatória no Estado do Rio Grande do Sul.

    AlunOs: Mayara do 2ºE,Rosenilton e Genildo do 2°D vespertino

    ResponderExcluir
  3. Entendermos que agronegócio é toda relação industrial e comercial entre a cadeia produtiva agrícola e pecuária.

    Vimos na reportagem "Manah patrocina primeiro Reality Show de agronegócio do Brasil", é uma idéia muito interessante e original que o Canal Rural criou para incentivar o agronegócio brasileiro.

    Alunos:Cleide Ane,Dionei e Jeisiane 2°D

    ResponderExcluir
  4. Entendemos que Agronegócio é todo processo que envolve a produção agrícola e a pecuária.

    Vimos a matéria sobre a EMBRAPA que falava que ela junto com outras instituições estão com o projeto para utilização de água subterrânea para irrigação de culturas no estado de Sergipe.
    Isso é muito importante,pois os lugares que sofrem com a falta d'água não correm o risco de perderem suas colheitas.

    Iara,Carina,Jane Cleide e Jéssica
    2º E

    ResponderExcluir
  5. o Agronegocio
    Agronegocios para nós é toda relação de comercio e industrias envolvendo toda cadeia alimentar de agricultura...

    Agricultura
    Pragas e doencas
    Ferrugem da soja identifiicado no paraná
    O consócio antiferrugem identificou a presença de ferrugem asiático em diversas plantas de sojá (sojá gruxa) na rodovia do café entre londrina e no Paraná.

    Alunas(Denise,Verõnica e Elisangela costa)
    turma D

    ResponderExcluir
  6. Agronegócio,é o comtrole da agricultura visando lucros em pró da cooperativa ou associação.

    Credito rural: amazonas inagura primeira cooperativa de credito.
    Com R$6 milhoes em caixa e 25 produtores rurais associados.
    O municipio esta localizado a serca de 1116 quilometros de Manaus,na região conhecida como alto solimões.entre outros serviços agricultores,pescadores,extrativistase artesão da região terão asseço a credito,seguros e emprestimos pessoal.

    .Alunos; Romario e sileuza.

    ResponderExcluir
  7. AGRONEGOCIO PARA NOS SIGNIFICA TODA RELAÇAO COMERCIAL E INDUSTRIAL ENVOLVENDO A CADEIA PRODUTIVA.VIMOS NA MATERIA AGRICULTURA NO SITE WWW.PORTALDOAGRONEGOCIO.COM.BR, QUE A PESCA ESTARA PROIBIDA NO MATO GROSSO NAS BACIAS DO RIO PARAGUAI,ARAGUAIA E AMAZONAS.

    ALUNAS,ERLANE,MILZA,ANA CLAUDIA.

    ResponderExcluir
  8. Agronegocio para nós é a relacão comercial e indústrial que envolve a produção agrícola ou pecuária.
    Vimos no site wwww.portaldoagronegocio.com.br, a matéria recursos para produtor de feijão do PR.
    no paraná desde o mes de março o conab adquiriu 1milhão e250 mil sacas mais 300mil ainda não foram pagas.
    é convenientedestacar que já tem feijão armazenado.
    alunas;leilane2;d terezinha,aline e taís 2e.

    ResponderExcluir
  9. o agro negocio e tudo aquilo que envolve a agricultura e a pecuaria elas desenrenhao um papel muito importante pos movimentão grande parte da economia brasileira
    Rafaella Eliane e Jessica Araujo
    1c de informatica

    ResponderExcluir
  10. o Agronegocio e muito importante pos movimenta grande parte da economia brasileira e e uma relação que envolve a produção agricola e pecuaria

    alunas Rafaella Eliane e Jessica Araujo

    ResponderExcluir